sábado, 7 de agosto de 2010

Síntese do VII Encontro Paroquial de Comunicação

*Por Camila e Djalma

No último domingo (01/08), aconteceu no Centro de Formação Amarante o VII Encontro Paroquial de Comunicação da Paróquia São Gonçalo do Retiro com o tema Abordagem da Igreja pela mídia.

O evento contou com as participações da jornalista e apresentadora do programa Chão e Paz da TVE, Fernanda Santana; do apresentador do programa Restauração da Rádio Excelsior, Frei Mario Sérgio; e do coordenador da Pascom Arquidiocesana, Padre Manoel Filho. O mediador da mesa redonda foi o repórter da Rádio Excelsior Jorge Ribeiro.

Antes do início dos debates a banda Família Ágape se encarregou da acolhida dos fiéis que aos poucos iam tomando seus lugares.

Durante toda a manhã, os depoentes esclareciam fatos relacionados a Igreja Católica mal interpretados pelos meios de comunicação como, por exemplo, a pedofilia dos padres. "Ainda falta clareza e justiça no que é divulgado pela mídia, temos que nos perguntar até que ponto devemos confiar nas informações que são veiculadas".

Para a imprensa só interessa aquilo que vende e sobre a Igreja Católica só são veiculadas noticias negativas, pois para eles não é interessante saber sobre as maravilhas promovidas pela Igreja, que sempre foi tachada de retrograda, atrasada e radical.

Este tipo de pensamento tem como retórica a idéia de que a Igreja está impedindo a modernidade. E só é referencia quando se trata de respeito, valores éticos, direitos humanos, etc. Ao contrário da Igreja, a mídia escolhe trabalhar em prol do lucro, deixando de lado todos os princípios éticos da sociedade.

Enfim, a Igreja Católica é a maior instituição do mundo em vários aspectos, como exemplo Ética, Direitos Humanos, Ciência. Ela só fala daquilo que tem propriedade, pois, em sua grande maioria, seus membros são mestres, doutores pesquisadores, cientistas. Inclusive, de acordo com Frei Mario Sérgio, existem registros, pesquisas comprovadas sobre a eficácia não confiável dos métodos contraceptivos. Mas para a imprensa isso pouco importa, porque não vende, não dá lucros, e não há benefícios para os grandes empresários e afins.

Como os padres são orientadores dos católicos, quando estes erram deveriam ser criticados como indivíduos e não como instituição.Vale ressaltar que a Igreja nunca cedeu e nunca cederá a interesses econômicos. Como poucos a Igreja consegue se posicionar sobre os mais delicados assuntos.

Enfim, por conta dessas questões Frei Mario Sérgio fez um alerta aos receptores de qualquer tipo de mensagem emitida pelos meios de comunicação:

1. Tomem cuidado com fotografias em jornais e revistas, pois elas passam mensagens provocativas na intenção de vender o veiculo. Exemplo das imagens do goleiro Bruno, capturado sempre sorrindo ou de cabeça erguida para dar um ar de cinismo; também deu como exemplo os padres pedófilos nunca vistos com batina. Os dois exemplos são formas de convencer a sociedade a condená-los.

2. Todos os católicos devem assumir o erro. Os culpados serão julgados e condenados. A mídia culpa toda a Igreja pelos erros de alguns padres que erraram só com o intuito de garantir a audiência, tentar vender a melhor história.

3. Deve-se apoiar os meios de comunicação que não visam os lucros.

As pessoas que compareceram ao evento puderam participar também através de questionamentos feitos aos depoentes. Ao final das perguntas o evento foi finalizado com a Santa Missa e a mensagem de que “Se a Igreja não for de Deus acaba.”

Um comentário:

  1. Fico grato em saber que o povo de Deus esta atentos sobre a "violência da mídia" parabéns a equipe da PascomSG sobre o tema bordagem da Igreja pela mídia.

    Jean Santos.
    Comunidade Santo Estevão.

    ResponderExcluir