terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pascom paroquial participa do IX Encontro Arquidiocesano de Comunicação

Foi realizado mais uma edição do Encontro Arquidiocesano de Comunicação no dia 28 de novembro na UCSAL - Federação sobre o tema: "Paróquia, Comunidade Comunicadora", tendo como principal palestrante o Pe. Geraldo Martins - Assessor de Imprensa da Cnbb.

O evento que teve participantes de várias paróquias de Salvador e região, iniciou com a Missa presidida por Dom Josafá Menezes - Bispo auxiliar da arquidiocese.

No final da Missa, a nossa coordenadora arquidiocesana - Patrícia Matos, que estava fazendo aniversário, recebeu um buquê de presente.

Agentes da Pascom, inclusive nós da Pascom paroquial, trabalharam nas diversas equipes de recepção e apoio.

À tarde, aconteceu as oficinas de comunicação encerrando às 17h.

Pe. Geraldo Martins abordou diversos assuntos como o Documento de Aparecida; De que paróquia estamos falando; A comunicação neste novo cenário e encerrou com algumas considerações:
Para que seja cada vez mais comunicadora, cuidem as comunidades de serem:

Lugar de diálogo interior“No interior da comunidade eclesial, o diálogo deve ser regra permanente para a boa convivência e o aprofundamento da comunhão”
Lugar dos dons, serviços e ministérios“Haja um grande empenho por uma efetiva participação de todos nos destinos das comunidades, pela diversidade de carismas, serviços e ministérios para assegurar maior vitalidade missionária da Igreja”Isso exigirá atenção para a diversidade ministerial, a formação dos conselhos e a articulação das ações evangelizadoras.
Abertas ao diálogo com os outros – “Contradiz profundamente a dinâmica do Reino de Deus, que é sal, luz e fermento, a existência de comunidades cristãs fechadas em torno de si mesmas, na busca contraditória de uma santidade que não transborda para o relacionamento com a sociedade em geral, com as culturas, com os demais irmãos que também crêem em Jesus
Cristo e com as outras religiões”.

Lugar de diálogo ecumênico – “Somos chamados a evitar a indiferença na busca da unidade e, mais ainda, a posição pré-concebida ou o derrotismo que tendem a ver tudo como negativo”.
Lugar de diálogo inter-religioso – Somos chamados “ao encontro fraterno e respeitoso com os seguidores de religiões não cristãs e com todas as pessoas empenhadas na busca da justiça e na construção da fraternidade universal”. Isso evita os fanatismos e fundamentalismos.
Missionárias – “Num tempo em que se tenta ligar a religião com intimismo, consumismo e individualismo, o discípulo de Jesus Cristo é convocado a sair de si, tornando-se cada vez mais missionário. Para isso, é necessário ‘abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam mais a transmissão da fé’. Trata-se de uma verdadeira conversão pastoral de nossas comunidades, fato que exige ir ‘além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária’'.
Confira a palestra na íntegra: http://www.arquidiocesesalvador.org.br/noticias/palestra-do-9%c2%ba-encontro-de-comunicacao/
A todos os agentes da Pascom de nossa paróquia que trabalharam neste encontro, o nosso muito obrigado!

Um comentário:

  1. oi aqui é regi da comunidade volta do senhor
    participe do blog da comunidade e da catequese
    comunidadevoltadosenhor.blogspot.com
    catequesevoltadosenhor.blogspot.com

    ResponderExcluir