sábado, 11 de junho de 2011

1º Encontro de formação dos agentes de comunicação 2011

*Por Camila Nascimento

No ultimo sábado, 28 de maio, aconteceu na Arquidiocese de São Salvador, no Garcia, o Encontro de Formação de Agentes da Pascom no Centro Arquidiocesano de Pastoral, no Garcia. Representantes de algumas paróquias de Salvador e região metropolitana estiveram presentes, inclusive a nossa Paróquia São Gonçalo do Retiro.

O encontro teve como foco uma pequena oficina de como elaborar um Planejamento de Comunicação nas Paróquias, ministrado pela jornalista Carla Ferreira. O objetivo é tentar descobrir quais as falhas e deficiências e tentar corrigi-las com estratégias que podem alavancar a imagem da igreja.
O ponto de partida é criar um questionário sócio-econômico para descobrir qual a classe social freqüentadora da Comunidade. Depois descobrir quantas pessoas participam de pastorais, grupos de orações, etc. Outras perguntas podem ser elaboradas, fica a critério dos agentes.

E finalmente as perguntas-chave: Problema; Ação; Objetivo; Justificativa da ação; Prazo; Responsável. Terminada a pesquisa de campo, os problemas detectados e as soluções encontradas, é hora de apresentar o projeto ao pároco e pedir apoio.
Outro fator importante que foi citado na palestra de Carla foi as questões empresariais que a Paróquia precisa também ter: Missão, Visão e Valores. De acordo com a jornalista, a empresa que tem missão já pensou e repensou o seu fazer. Missão significa razão de ser e o papel que exerce; Visão significa como a comunidade quer ser vista no futuro e os Valores são convicções e princípios morais.

A palestra de Padre Manoel foi baseada no 45º Dia Mundial da Comunicação Social que acontece sempre na festa da Ascensão do Senhor. Ele lembrou das Cartas do Concilio Vaticano que os papas escrevem para as Comunicadores, e principalmente da mais atual que o papa Bento XVI escreveu, a qual teve como tema “ Verdade, anuncio e autenticidade na Era Digital”.

E por fim, a palestra da jornalista e teóloga, Patrícia Luz “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”, contou um pouco sobre o contexto histórico da Comunicação com ênfase na Igreja Católica, citando antigos Concilios Vaticanos e outros documentos importantes da Igreja que mencionavam sobre as Comunicações a serviço da Palavra.

O evento terminou com uma oração e com a promessa de que haverá mais encontros de aprofundamento sobre Planejamento e conceitos básicos sobre a Pascom.

Camila Nascimento - Agente da Pascom paroquial, estudante de jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário